• 61. 3273-9115
  • 61. 9 8538-8315

Blog

BENEFÍCIOS E NECESSIDADE DA NATAÇÃO INFANTIL

beneficios-da-natação-infantil

Praticar um esporte como a natação na primeira idade pode proporcionar diversas melhorias a saúde do corpo. Pode também ser uma boa maneira de trabalhar aspectos psicológicos, como disciplina, autoconfiança, desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Além de fortalecer os músculos, ajuda na respiração, trabalha a noção espaço temporal e desenvolve habilidades psicomotoras. Segundo a pediatria, área da medicina que cuida do acompanhamento infantil a natação é considerada a única atividade física que pode ser praticada sem contraindicações em todas as idades.
Conforme explica a pediatra Dr. Jalnéia de Souza Ferreira, o esporte tem papel fundamental na saúde das crianças, pois “obesidade, sedentarismo e estresse são alguns dos problemas que podem acometer os pequenos que praticam pouca ou nenhuma atividade física. Visando uma qualidade de vida melhor, a natação para crianças é uma excelente atividade física”, destaca. O esporte realizado em ambientes abertos, ou seja, piscinas não cobertas ajuda na prevenção e recuperação de doenças, é indicada para crianças que sofrem com doenças respiratórias, como asma e bronquite, pois a umidade da água lubrifica as vias respiratórias, fazendo com que ela respire melhor, e problemas ortopédicos, reforça a pediatra. Os vários exercícios de respiração realizados durante as aulas de natação infantil fortalecem o diafragma, sendo este a musculatura relacionada aos movimentos e capacidade respiratória, o fortalecimento da capacidade cardiorrespiratória auxilia na oxigenação do corpo, além de fortalecer o sistema imunológico.
O grande fator de obesidade infantil esta relacionado a inatividade devido as facilidades da vida moderna que acometem crianças e adultos. O excessivo uso de smart fones, computadores e tablets geram problemas de saúde que a 10 anos atraz nao existiriam. O fortalecimento da estrutura muscular e o aumento da resistência física beneficiam a saúde, pois ajudam a prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo, conforme explica a Sociedade Brasileira de Pediatria. Realizar os exercícios nas aulas e depois poder praticar e compartilhar o que aprendeu junto à família são um exercício de autoconfiança e auto realização que a criança pode viver, mais prazeroso e produtivo se faz realizar as aulas em conjunto com seus filhos. Pensando nisto a Academia Nade Mais, criou o PROGRAMA PAIS E FILHOS NA PISCINA, que propicia esse momento único e especial entre pais e filhos. Enquanto o filho aprende a nadar, o papai e a mamãe cuidam de sua saúde praticando natação ou hidroginástica.
O ato de saber nadar é uma habilidade que pode ajudar a criança em momentos de necessidade, testar seus limites e saber mais sobre medidas de segurança, haja visto que são sempre orientados durante as aulas. Na infância a criança aprende muito mais brincando e interagindo ludicamente do que apenas fazendo exercícios repetitivos. De acordo com a Professora de Educação Física Leticia Sena de Lima: “É inegável a importância da natação para a formação da personalidade e inteligência da criança. Com os colegas na piscina, eles aprendem que cada um tem sua vez e todos são importantes”.

Vantagens da natação infantil:

1. Melhora o desenvolvimento neuromotor;
2. Fortalece o tônus muscular, e aumenta a resistência física;
3. Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
4. Ativa e dá mais mobilidade às articulações;
5. Desenvolve as noções espaciais, temporais e de ritmo;
6. Estimula um sono mais tranquilo;
7. Reforça o apetite;
8. Segurança e Sobrevivência;
9. Desenvolve a sociabilidade e a autoconfiança.

A natação é um esporte muito completo e dinâmico, além dos vários benéficos que foram mencionados, ela promove maior segurança para as crianças que a prática com o meio aquático.

VENHA SE EXERCITAR COM SEU FILHO NA ACADEMIA NADE MAIS
AGENDE SEU TREINO EXPERIMENTAL

 

CLIQUE AQU

ESPERAMOS VOCÊS !!
EQUIPE NADE MAIS

 

Telefone Nade Mais