• 61. 3273-9115
  • 61. 9 8538-8315

Blog

Benefícios da Natação para Bebês em piscinas abertas

Benefícios-da-natação-para-Bebês

Para cada fase de desenvolvimento na Infância, existem capacidades especificas que devem ser estimuladas para o desenvolvimento maturacional e motor adequado. Para que esse processo seja harmonioso as interferências quantitativas e qualitativas proporcionadas são essenciais, como por exemplo a experiência aquática é indicada como uma das ferramentas mais valiosas para o processo de desenvolvimento psicomotor, onde a natação além de ser uma experiência agradável e divertida  proporciona as vivências motoras necessárias de forma lúdica em suas aulas.

Natação baby e um exercício bastante eficaz no desenvolvimento psico-afetivo, físico e cognitivo do bebê. Sabe-se que a adaptação ao meio liquido ocorre durante a gestação, por meio de reflexos o bebê consegue executar movimentos relacionados ao meio aquático. Seus benefícios além de físicos abrangem os aspectos sociais, emocionais, orgânicos, recreativos e terapêuticos. Há uma melhora na coordenação motora, resistência e tônus muscular. Jogos recreativos de equilíbrio proporcionam maior noção espaço-temporal e ritmo. Fatores esses, que são fundamentais no desenvolvimento do bebê.

A execução das aulas de natação em piscinas abertas além de proporcionar todos os aspectos já mencionados, torna o ambiente um fator ambiental benéfico a saúde do bebê. A exposição aos fatores ambientais como a luz solar,  ar puro e a água salinizada, proporcionam uma melhor adaptação imunológica a vida urbana. Segundo Lima (1999), as crianças necessitam do contato da pele com o sol para que seu desenvolvimento seja harmônico. A junção de luz solar e ar puro incitam alterações orgânicas que proporcionam tanto a cura de enfermidades como também o restabelecimento de deficiências. Outro fator importante em aulas com exposição ao sol seria a absorção da vitamina D, responsável pelo metabolismo do cálcio essencial para o desenvolvimento ósseo. A absorção da vitamina D através da exposição solar adequada corresponde a quinze vezes o valor diário recomendado.

As aulas de natação Baby são indicadas a partir dos cinco meses e são ministradas junto com os pais na piscina até aproximadamente os três anos de idade, proporcionando  segurança, contato emocional e maior inteiração entre a criança os pais,  e  professor. Durante as aulas, o medo ao meio desconhecido  transforma se em algo divertido e prazeroso trazendo memórias sensoriais agradáveis do ambiente intra uterino. As aulas tem duração de trinta minutos, já que o sistema termorregulador do bebê está em formação, utilizando exercícios lúdicos, variações de posições do corpo em um ambiente musicado, dinâmico e explorativo, contribuem para manutenção e concentração do bebê durante a aula.

Convidamos os pais a realizarem essa experiência única, serão momentos felizes e gratificante. Aproveitem para acompanhar o processo de desenvolvimento de seu filho, pois esta fase linda dos 6 meses aos três anos passa em um piscar de olhos.

As aulas acontecem  terças, quintas e sábados. Venham se divertir conosco, espero por vocês ! ! !

Prof. Jannine Diniz

Telefone Clínica Rehgio